Google Translate

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Escolha e Consequência - Sara e Agar, um exemplo de crise desnecessária

Genesis 16 -1 a 4
Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

Você precisa saber ou lembrar que na vida recebemos as respostas às nossas atitudes. Toda vez que escolhemos determinada  resposta, a vida nos reserva um futuro,  cada escolha produz uma consequência. É o que comumente associamos à Lei da Física, de ação e reação.
Todas as nossas ações acarretam novas situações e somos responsáveis por cada uma delas. Mas na questão da escolha, devemos sempre analisar não só o que vamos conseguir quando escolhemos fazer determinada coisa ou seguir por este ou aquele caminho
Leia esta Ilustração abaixo

Certa feita, três homens estavam à porta de uma residência, chamando pelos donos da mesma.
Os três homens, já com certa idade, demonstrando muito conhecimento e respeito, se apresentaram à dona da casa, que foi recebê-los.
O primeiro disse:- O meu nome é sucesso.
O segundo disse: - O meu nome é Riqueza.
O terceiro disse: - O meu nome é amor.
Cada um dos três em sua apresentação, pediu um prato de comida. A dona da casa os convidou para entrarem, mas eles responderam:
- Volte para dentro, senhora, e com sua família escolha apenas um, pois os três não poderão entrar. Apenas um deverá ser escolhido.
A dona da casa entrou e contou o que estava acontecendo.
O esposo com alegria escolheu e disse: - Deixe o sucesso entrar, é isso que estamos precisando.
A esposa respondeu:- Não, querido. O sucesso passa rápido; vamos deixar a riqueza entrar e mudar a nossa vida.
E a criança da casa, que até então só brincava e escutava, disse: - Por favor, deixem o amor entrar.
O esposo e a esposa se olharam e disseram: - Que ingenuidade de criança escolher o amor, deixando a fortuna e o sucesso escapar.
Então, a senhora voltou ao portão e disse: - Senhores, já escolhemos quem entrará.
E os homens perguntaram:
- Quem de nós foi escolhido? Antes que a mulher pudesse responder, a criança que veio correndo e gritou: - Nós escolhemos o amor!
Mais que depressa os três levantaram-se para entrar, quando a mulher curiosa com a situação perguntou: - Não era apenas um que entraria?
E os homens responderam: - Senhora, o sucesso entra só. A riqueza, também. Mas, o amor, o amor sempre anda acompanhado.



Quando estamos falando de família, devemos tomar todos os cuidados possíveis, pois muitas vezes as nossas escolhas podem transformar a vida dos demais membros de forma radical e perigosa.Nem sempre o que é bom para um, vai ser bom para os demais.
Temos um exemplo claro de problema na família iniciado porque alguém acreditou que uma atitude imediata iria  resolver todos os problemas. Sara, esposa de Abraão deu Agar por amante a ele. De imediato pareceu-lhe um problema resolvido, mas tão logo sua serva se vê grávida, passa a desprezar sua senhora. E esta não foi a única consequência. Agar e seu filho passaram a viver em uma situação difícil naquele lugar, não era mais apenas uma escrava, mas também não era uma senhora. Só para citar 4 problemas podemos dizer que:
  • Os irmãos tiveram que viver separado.
  • As brigas de irmãos eram potencializadas pela situação conflitante - duas mães sedentas por defender seus rebentos.
  • As discórdia no lar em razão  de que destino dar ao filho bastardo.
  • As diferenças constantes geradas pela convivência das duas mulheres.
Estas e outras consequências que poderiam ter sido  evitadas com uma atitude bem pensada tomada na hora certa.Sara nunca pensou que sua serva egipcia iria revoltar-se contra sua autoridade.Ela esperava que Agar por ser escrava, fosse ter uma atitude servil em relação a tudo o que lhe acontecera.
Antes de fazer qualquer coisa, de tomar qualquer decisão, não analise apenas o seu lado, ou o que trás vantagem a apenas um dos membros do núcleo familiar, mas ao que beneficia o conjunto.E ore. Nós ainda este apoio.Firmamos nossas escolhas na vontade do Senhor para a manutenção e bem estar do lar.
Para ter um estilo de vida de acordo com as vontade de Deus, é necessário sabermos fazer a escolha certa.

Nenhum comentário: