Google Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pais sábios geram filhos saudáveis

Pais sábios, filhos saudáveis!

Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.
Colossenses 3:20
O que determina se uma criança será um ser saudável, é a sabedoria de seus pais durante o tempo que passam como mestres, o que garante os bons resultados de uma boa educação familiar, sem dúvida, é o amor e o respeito envolvidos neste processo.
Muitas vezes esquecemos de nossa família, da importância que nossos filhos tem para nós e para a Sociedade. Esquecemos que a forma como educamos nossos filhos e os preparamos para a vida e para o futuro, refletirá no ambiente em que ele viverá quando abandonar nossas asas para alçarem seus próprios voos. E este é o pior erro que os pais podem cometer.
Para início de conversa, muitos pais, às vezes confundem autoridade com autoritarismo e simplesmente desconhecem os caminhos para impor limites saudáveis, que farão com que estes, ao sentirem-se livres, possam escolher entre o que é benéfico e o que se apresenta como armadilha, escondendo os mais diversos perigos.
Vale lembrar que os pais são os formadores da personalidade de seu filho e esta formação se dá exatamente na apresentação e cobrança de limites. E esta formação acontece pelo sábio exercício da autoridade. Vale lembrar também que autoridade não é algo imposto, é alfo sentido no convívio e esta ligado intimamente de indissoluvelmente ao respeito.
Educar é um ato de amor e não uma forma de amordaçar a criança, impedindo que ela aprenda escolher entre o bem e o que não é moralmente adequando. Educar é ensinar com respeito e amor o que a criança deve escolher, mas apresentando-lhe os bons motivos para uma escolha saudável.
Conhecer-se a si mesmo, por certo é o melhor meio de aprender a agir com autoridade e evitar os extremismos tão prejudiciais ao andamento do processo educacional. Devemos antes de tudo sermos coerente e termos controle sobre nossas próprias emoções, pois é natural que acriança em determinado tempo, procurando aumentar seus próprios limites acabe criando situações de estresse e isto pode desestabilizar um pai despreparado.
Na verdade, a maioria dos problemas sociais que observamos hoje, estão relacionados a forma errada que alguns pais despreparados, criaram seus filhos. Uns crescem temerosos, sem noção de respeito, sem espírito crítico e totalmente despreparados para a vida adulta e social, oprimidos por ideias limitadas. Outros, criados por pais autoritários, crescem prontos para oprimir o próximo numa espécie de vingança. Ambos filhos desajustados, uns covardes e outros violentos.
Muitos pais esquecem-se que mais que palavras são as atitudes que formarão o caráter dos filhos e, esquecidos disto, ensinam o certo, mas agem de forma errada e assim seus filhos crescem praticando o que viu e não o que ouviu. Nestes casos é comum ouvirmos destes pais a famosa frase: “Não foi isto que eu ensinei a ele, em casa ele só ouvia o que era bom e saudável”.Este pai esquece que falar bonito até falou, mas não agiu bonito, não incutiu na criança, no processo de formação exemplos saudáveis.
Claro que educar envolve sim o diálogo, mas vai além disto, envolve também o abraço carinhoso quando o filho fracassa, o cuidado quando machuca-se, a defesa quando ele é injustiçado, o respeito aos seus sentimentos, seja de que natureza for, o esclarecimento das dúvidas, a coerência entre o diálogo e o exemplo, a clareza em todos os sentidos, o lazer bem dosado, uma boa educação religiosa, a apresentação sadia das normas básicas e práticas da Sociedade, a constância enquanto investe no projeto educacional escolhido enquanto família. Talvez seja importante salientar que além de defender uma criança quando ela é injustiçada, incentivar que ela se arrependa e receba para si a cobrança de justiça devida a quem ela lesou seja o primordial.
Sim, educar um filho de forma saudável envolve tempo e paciência. Afinal esta relacionado a executar uma série de atitudes que demandam tempo e vivemos numa época em que a Filosofia maior sobre este, seja que ele vale dinheiro. Um erro crasso. Tempo não vale dinheiro, tempo vale tempo e, quando você sabe usá-lo bem durante a criação de seu filho, vai economizá-lo no futuro, apenas deliciando-se com os benefícios que encontrará por ter acertado em sua tarefa e não tendo que se desculpar com a Sociedade, ou pior, tendo que visitá-lo na cadeia ou no cemitério.
Pense nisto!

Um comentário:

Ajuda?!? SIM! disse...

http://paisconcientes.blogspot.com.br

este é meu blog,o criei para ajudar aos pais que tem filhos jovens e gostariam de perguntar tirar duvidas sobre assuntos da adolescência de hoje em dia, Drogas, seu filho pode estar usando, leia minhas dicas de como pode saber se seu filho usa ou não.

muito bom..
agradeço desde já